quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Crítico ou Babaca?

. Iniciando o ano de 2014 com várias metas a se cumprir, e uma delas é a expansão das minhas críticas para outras mentes. ‘’Nossa, um cara que só fala de filmes etc... já se acha um crítico’’. Sempre que você vê uma peça de teatro, um filme, um simples episódio de um desenho, você repara em certas coisas que são consideradas pontos negativos e positivos na obra. Não são todos que se incomodam com os pontos negativos. Algumas pessoas assistem ou leiam, seja La o que for, e mesmo assim se divertem. Isso pode ser respeitado tranquilamente.  O que irei citar é como diferenciar uma pessoa que tem um pensamento ‘’CRÍTICO’’ da outra com o ‘’BABACA’’, cujo tema foi escolhido por mim para abrir lindamente este blog explicando de uma forma razoável o que irei fazer dêsde este post em diante. Expressarei  todas as minhas críticas de maneira pessoal, e pretendo destacar  todos os pontos cruciais de cada obra, e no desenrolar do tempo, pretendo fazer alguns posts diferentes. A intenção deles é simplesmente me identificar com pessoas de um gosto semelhante e por minhas opiniões em assuntos que interessam a elas. E que seja um bom ano :)
. Quando uma obra é assistida ela da a você a liberdade de comenta-la com todos que estão em volta de si. Dêsde que seja para recomenda-la, até para categoriza-la como ‘’uma merda’’. De fato ela foi feita para ser vista e criticada. CRITICAR ? Sim, simplesmente reparar aqueles pontos de que a diferenciam das outras qualquer, onde ela mais se encontrou e comentar. Não precisa necessariamente ser esses pontos, muitas críticas (posso até chutar que são a maioria delas) são feitas pelos pontos negativos. Ai é o momento em que você tem que cuidar, pois uma crítica negativa ela não é avaliada pela sua arrogância de dizer ‘’AAAA FICO UMA MERDA’’ por apenas ela se diferenciar do seu gosto, ou se diferenciar  de sua expectativa em ver\ouvir etc... A crítica negativa é aquela que você repara a obra como um todo e cita os momentos em que ela se difere das leis de seu tema, ou até uma atuação mal feita e um roteiro fraco. O que eu quis em respeitar as leis de seu tema, é quando você utiliza de um universo, ou um personagem  criado por outro autor e difere dos padrões de sua obra. Não seria nada legal ele assistir alguém colocando sua criação em risco.
Outras críticas são aquelas em que citam onde a obra pode melhorar, que são as chamadas ‘’Críticas Construtivas’’, onde o foco é elevado a melhora da obra caso ela tenha uma continuação mais a frente, normalmente ela é deixada por último depois de reparar todos os pontos.  Mais ela não pode ser confundida com o que você gostaria de ver nela, e sim o que poderia ser feito para melhora-la. Como a fotografia, efeitos, diálogos, entre mais pontos detalhados . As Críticas na maioria dos casos vão sempre debaterem umas com as outras. Várias delas reparam em pontos diferentes, mais algumas gostam de acontecimentos que as outras não gostam,  por isso é que a avaliação tem que ser feita  da obra e não do seu gosto por aquilo.
Muitas pessoas levam o termo ‘’Crítico’’ como profissão, o que seria um sonho para mim (tenho outros planos),  e levam muito seriamente isso, onde acabam fazendo um grande trabalho e convencem facilmente o autor que recebe a crítica de mudar alguns fatos que ocorreram na sua criação, devido as próprias críticas recebidas. Normalmente um crítico é aquele focado nas obras cinematográficas, mais em outros casos, que são até os mais concorridos, são aqueles especializados em jornais, em fatos do nosso dia-dia, como o transporte público, hospitais, entre outras coisas. ‘’Aaaaaaaa  mas tetudo, eu fui no hospital e não fui atendido. Daí quando sai falei mal do hospital pra todo mundo. Então sou um crítico também não é?’’.  Não, pois vocês esta julgando o hospital referente ao seu tratamento. A crítica ela tem que ser analisada por um contexto amplo, expressar a sua opinião depois de uma pesquisa bem elaborada pelo assunto e não pela a situação do momento. Assim como os excelentes críticos de jornais. Lembre-se
Nunca seja o BABACA


RECOMENDAÇÃO  DE  PODCASTS E CRÍTICAS:  OMELETE TV, MATANDO ROBOS GIGANTES e RAPADURACAST  (há outros, mais esses são os meus favoritos)

By Ariel Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário