sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Fantasia vs Ficção Científica

Uma das dúvidas frequentes entre jovens e outras pessoas no geral, é a dificuldade em diferenciar uma obra de ficção científica, com uma obra de fantasia. Quais os principais pontos que fazem uma se opor a outra? Isso é muito fácil de perceber.  Dificilmente uma obra de ficção científica vai ter os mesmos fatores característicos iguais em seus universos ou personagens, a não ser pelo método emocional. A única semelhança em roteiro, é que ambos os mundos são mudados radicalmente de uma maneira que chamamos de ‘’High Fantasy’’, onde poucas delas são mescladas com o mundo urbano. Algumas obras são exceções, onde conseguem fazer a obra Fantástica no meio do mundo urbano, utilizando uma mitologia, que foi o caso de‘’Percy Jackson’’ e outra um pouco diferente que acontece em um universo escondido, ‘’ Harry Potter’’. No mundo da ficção isso ocorre bem mais fácil e de uma maneira ‘’menos impossível’’, pois se vive corretamente na realidade, quando de repente um acontecimento absurdo faz com que o padrão realístico mude completamente. Pode ser o caso de obras como ‘’Predador’’, ‘’Eu Robô’’, ‘’X-Men’’ entre outras. ‘’ Ta tetudo, mais qual a diferença entre elas? ’’. Vamos aos fatores que diferenciam esses dois gêneros.

Ficção Científica: O grande ‘’Sci-Fi’’, que tem como o gênero favorito dos verdadeiros nerds, leva como prioridade destacar os fatores da Ciência e Tecnologia. Foi praticamente elevado e criado no século XX e muito mais aprimorado no XXI, por grandes produtores dos antigos ‘’Star Trek’’, ‘’Doctor Who’’ (que muita gente leva como Fantasia), ‘’Star Wars’’etc...
 Existe a Ficção Científica SOFT, que mostra o desenvolvimento dos fatores pelo meio mais futurístico e inteligente, como por exemplo em ‘’ Máquina do Tempo ’’, que pode ser mais usado em um meio urbano, ou então um elemento específico considerado impossível, que faz tudo girar em volta dele.  E a Ficção Científica Hard, que já lhe oferece uma estrutura muito bem montada em um meio tecnológico super avançado e muito além do impossível para o momento atual em que vivemos, podemos ver exemplos em filmes como ‘’Blade Runner’’ entre outros.
. Muitas obras foram transformadas em fantasia, como por exemplo’’ Frankenstein ’’, que era considerado Ficção uma obra fictícia em sua época devido a todo o aprimoramento tecnológico e científico que apresentava, mas ao longo do tempo, o personagem foi utilizado em Universos Fantásticos por outros produtores. 

Fantasia: Se tornando um ícone imenso nos games de RPG, o ‘’Universo Fantástico’’ gira em torno de um novo mundo, com novas regras, seres vivos criados pelos autores e algumas vezes podem vir de alguma mitologia como a Grega e a Suméria. Um exemplo que resume perfeitamente a Fantasia, foi praticamente o criador dela, J. R. R. Tolkien, criador de várias obras fantástica e da maior delas, a saga ‘’ Senhor dos Anéis’’ que criou um padrão de sociedade em obras literárias jamais vistas em todos os anos. Foi o criador dos Elfos, que são utilizados por escritores até hoje. A fantasia tem como seu elemento principal a magia, todo uma estrutura mágica como os contos de fadas estilo Disney (mesmo sendo bem criança). Como sitei no início, os games de RPG são praticamente 99% baseados em fantasia, os incríveis ‘’ dungeons and dragons ‘’ e ‘’World of Warcraft’’ entre outros, são de uma estrutura em um universo que da a oportunidade de você se recriar em um mundo onde completamente  todo o padrão foi reformulado do estilo ‘’High Fantasy’’, onde toda a estrutura é mudada.


Coloquei todas as minhas opiniões em ambos os assuntos, claro que podem ter coisas que faltaram, mas ao longo do tempo postarei resenhas de várias obras de ficção científica e fantasia. Assim podemos ver todas as diferenças e os pontos impactantes de cada obra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário