sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A era NINTENDO

Poderia descrever esses post já começando a falar que foi com essa companhia que surgiu toda a revolução dos games de hoje em dia. Não vou falar que se não fosse pela a Nintendo não teria nada do que tem hoje. Mas essa com certeza foi a primeira empresa a apostar forte em todos os poucos recursos que a década de 80 oferecia em games. Saindo de uma empresa de cards para um meio tecnológico super concorrido, e ter a brilhante jogada de simplesmente inovar e inspirar o mundo dos games.
Como essa foi uma era gostosa na vida de muita gente, é de responsabilidade minha não pular nenhum detalhe da história dessa companhia tão querida por TODOS os gamer’s da velha guarda.

Pelos meados dos anos 80, a famosa empresa de cards da Disney passava por maus momentos financeiros, e de repente, decidiu passar para o mercado dos Fliperamas que tinham como um dos patrocinadores, a grande Bandai, criadora do excelente ‘‘ Metal Gear’’. Já falindo nesse meio, foi contratado o designer Shigeru Miyamoto (LENDA) que já trabalhava na Nintendo, para desenhar um game em 8 bits, pois era o que o processador suportava na época. E nesse pequeno game de amostra, saiu uma das maiores sagas da história dos games, ‘‘ Donkey Kong’’. Logo depois, a empresa pegou quase todos os games do seu antigo fliperama e desenvolveu para uma plataforma menor, que logo o Japão lançaria como Famicom e o mundo conheceria como Nintendo, ou melhor, Nintendinho para os brasileiros. Feito isso, em um tempo definitivamente rápido, foram vendidas mais de 60 milhões de cópias e então, a indústria dos games foi salva de uma maneira onde aposto que nem mesmo eles achariam que seria assim. O dono da empresa Hiroshi Yamauchi decidiu levar todas as suas franquias para qualquer lugar que todos os fissurados por games da época fossem, onde no final dos anos 80, foi lançado o inusitado Game Boy, onde ouve um impacto pelo fato de ser um game portátil.

Em 1991 o mundo se chocaria com um console que faria todos quebrarem a cabeça e ficarem o dia todo jogando. O incrível Super Nintendo (SNES) foi o responsável de uma geração incrível, levando seus 16 bits flutuar por cima da sua concorrente SEGA que mesmo com o seu processador sendo mais forte, não conseguiu tirar as incríveis franquias como The Legend of Zelda, Donkey Kong, Metroid e claro Super Mario World, do topo do mercado mundial. Essa com certeza foi a era dos games, onde a Nintendo dominava de uma maneira em que nem uma outra empresa tecnológica competiria de frente com os gênios japoneses.

Em 1996 saiu a tão esperada nova geração dos games, e a Nintendo não poderia faltar na inovação, e lançou seu Nintendo 64, onde se encontravam 64 bits e junto com eles, a sua maior concorrência, vinda de antigos trabalhadores da empresa que partiram para um projeto mais avançado e que a partir dali, dominaria totalmente o mercado, a gigante SONY lançava o Playstation, que tinha como projeto ser rodado no Nintendo, mas o diretor Hiroshi Yamauchi viu o fracasso de outras empresas que tentaram o mesmo, e decidiu não investir nesse meio.
Em 2001, foram aproveitados os meios do 64 e criado o GAME CUBE, onde continha um processador mais aprimorado e uma capacidade de cor maior. Mas foi totalmente parado com o Playstation 2 e o X-BOX (agora da sua nova concorrente Microsoft), e caiu para a 4ª colocação no mercado tecnológico.



Infelizmente peguei somente o final da era Nintendo, mas lembro-me até agora que minha vó vinha trazendo em uma sacola branca, e dentro daquela caixa imensa o que seria o responsável pelo meu vício em Vídeo Games hoje em dia. Confesso que a SONY e a Microsoft bateram totalmente, mas nenhuma delas vai ter o impacto emocional que os Japoneses da Nintendo trouxeram. Franquias que pretendo citar aqui no meu blog como ‘‘The Legendo of Zelda’’ e a minha favorita ‘’ Donkey Kong’’. Não me interessei nada pelo Wii e Wii-U, e gostei bastante do UPDATE que fizeram com os portáteis, que deu início ao 3DS, mas para mim a SONY continua dominando frouxo o mercado. Mas com certeza o Super Nintendo foi o console da vida de muita gente por ai.

Alguns Casts aqui que me ajudaram com este conhecimento da galera do 99vidas.
Até mais pessoas

http://99vidas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário