quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

As adaptações cinematográficas da MARVEL

Finalmente já esta no ar para todo o mundo da internet, o teaser com as primeiras imagens mostrando a nova façanha do universo MARVEL para as telonas. O tão aguardado ‘‘Guardiões da Galáxia’’ ainda não tem data de estréia, mas a parceria junto com a Disney já deixou avisado que tem planos futuros para a nova franquia, como colocar o ‘‘Homem de Ferro’’ dando aquele ênfase maior no novo filme dos ‘’Vingadores’’, já que o aclamado novo vilão pode ser uma peça fundamental na inserção do narcisista Tony Stark. 

Agora voltando ao titulo do post, vamos puxar algumas coisas do fundo ou até atualmente, para mostrar algumas das adaptações feitas, tiradas dos quadrinhos, já que 99% das obras vieram deles, e como foram ampliadas em um mundo onde a mídia é movimentada de um modo visual mais drástico. Dês de o legado de Joe Simon até hoje, com todas as adaptações, vou debater e expressar algumas obras que achei muito cativantes e outras horríveis perto da HQ.


Se eu fosse Stan Lee bateria com a cabeça na parede dez mil vezes ao ver a todo aquele roteiro meloso e horrível em ‘‘Demolidor’’ interpretado pelo galã atual, e um bom ator, Ben Afleck. Nos quadrinhos o grande Murdock vivia a vida de uma maneira tão diferente como um anti-herói, capaz de fazer o que tinha de ser feito por justiça. Já no filme ele hesita isso de uma maneira que nunca seria ouvida pelo personagem, contando também o modo como o personagem aceita o fato dele ser cego, não que isso não seja legal para um deficiente da vida real, mas para o legado construído nos folhetos antigamente e toda aquela história incrível que vinha com ela, isso foi péssimo ao tirar do espectador que ia para o cinema ver todo aquele sofrimento retratado ao bom e velho modo Sci-Fi. E nem vou comentar no modo horrível de como ele fica cego e ganhas toda aquela ‘‘magia’’.


Stan Lee  e  Jack Kirby  no começo dos desenvolvimentos.

Pelo menos o velho Stan viveu para ver a grande atualização de seu longa seguinte, ‘‘ Homem Aranha’’, onde tivemos duas versões que foi evoluída  de uma maneira comovente e muito atrativa. Primeiro temos a versão do início da era 2000 com o diretor Sam Raimi, que foi extremamente péssima e sem graça. As únicas cenas do filme que foram realmente boas foram as de ação. E ali vemos o Spider Man como um herói para o povo, onde de novo temos um caso que desmente as HQ’s. Na história Peter Parker é um ‘‘pamonhão’’ na faculdade. Onde não existe aquele empolgante sarcasmo do protagonista perante aos valentões da escola e claro, contra os inimigos. A atuação do até hoje desconhecido Tobey Maguire, foi na minha opinião razoável, ele recebe muitas criticas como ‘‘A COMO HOMEM ARANHA ELE ESTÁ HORRÍVEL’’. O que está ruim no filme não é ele e sim o roteiro muito, mas muito fraco. Tenho uma boa admiração pelo diretor Raimi, mas confesso que essa triologia não passou de um filme família. Mas em 2012 o grande diretor de videoclipes Marc Webb, trás uma nova saga independente da anterior. E agora sim, tudo aquilo que os fãs queriam ver foi incluso. Andrew Garfield conseguiu protagonizar de uma forma comovente, aquele Peter Parker inteligente e pesquisador que sempre foi visto nas revistas e animes. E claro que ainda bem, implantaram o verdadeiro método de como é usada as suas teias. ‘’ O Espetacular Homem Aranha’’ coloca o vilão Lagarto como o primeiro desafiante do herói, o que sempre foi dito nos quadrinhos, e agora na sequência que irá ser lançada este ano, iremos ver o aclamado e um dos mais difíceis oponentes Electro. O filme é bem aguardado pelos fãs que esperam ver pelo menos uma aparição da paixão Mary Jane.



Saindo dos heróis soltos para uma liga inteira. Depois de vários filmes solo lançados, finalmente no ano de 2012 saiu o esperado ‘‘Os Vingadores’’, a liga mais aclamada da MARVEL. Reunindo superheróis poderosos, a agencia SHIELD consegue trazer os sete melhores da época. Homem de Ferro, Hulk, Thor, Capitão América , Guardião Arqueiro e Viúva Negra. O primeiro filme teve como vilão Loki, o irmão de Thor que seguiu a continuação de seu primeiro longa. Os atores comoventes que protagonizaram os principais heróis, vem fazendo um papel ótimo. Temos alguns deles que são daquele tipo ‘‘muito mais ou menos’’, como no caso de Chris Hemsworth, que se saiu muito bem no papel de Thor. E outros casos com atuações de gala, que não pode deixar de ser comentada a do incrível e polêmico Robert Downey Jr, que não poderia pegar papel melhor do que o gênio da mecânica Tony Stark junto com o seu alterégo de tirar o chapéu. E também mostra a terceira substituição do personagem Hulk, que agora traz o ator comovente Mark Ruffalo que foi muito bem visto no filme. Joss Whedon trouxe nenhuma supervalorização de nenhum personagem, o que foi uma jogada ótima que rendeu elogios e o cargo de diretor definitivo da SAGA. O que fico feliz para o diretor do filme ''Serenity'', no qual tenho uma admiração pessoal. 

 


Agora falando dos famosos mutantes que praticamente são a maior franquia na MARVEL. Os X-men são donos de uma legiãode fãs des de a era dos quadrinhos, até a era das animações. De novo com a dupla lendária Lee e Jack, desta vez trousceram uma super massa de personagens fictícios, formando uma legião de mutantes e histórias  incansáveis. Os quadrinhos e principalmente os primeiros desenhos animados, foram de deixar todo mundo pirando com aquela inovação e tudo aquilo de uma escola para mutantes e um universo muito mais amplo a ficção jamais visto em todas as outras obras da MARVEL. Depois de muitas HQ’s lançadas do universo mutante, estava na hora de por toda aquela ação lida nos cinemas. O diretor Bryan Singer foi o escolhido para a nova era da ficção nas telonas, e no ano 2000 saiu o tão aguardado filme. Teve uma boa impressão para o público, mas como todas as obras, nunca rola aquela aflição que você ja lia antes, afinal você ja tinha um conceito sobre aquilo, e depois que você gosta de alguma coisa, ela sempre terá que seguir aquele padrão correto? Nem sempre , você tem que aceitar que uma coisa é diferente da outra, e não se deixar levar que você vai ver aquilo que você acha que é. Com várias estrelas como Ian Mckellen ( o glorioso Gandalf). Mas o público junto com os diretores resolveram supervalorizar o personagem Wolverine ( Hugh Jackman), que até então ja tem dois filmes solo (X-Men origens: Wolverine e Wolverine Imortal). Os filmes atuais da saga ainda não superam os quadrinhos em absolutamente nada, mas a novidade de ter uma mídia nova para você ver suas obras da velha guarda, de uma maneira inovadora. Como os games dos X-Men, que hoje em dia são muito bons. Ainda temos o lançamento do novo filme da SAGA neste ano de 2014, e tomara que quebre um pouco esta supervalorização do grande Logan, ou então que não seje daquela forma exagerada mostrada em X-Men 3.

 

De certa forma só temos que agradecer a MARVEL por nos dar todo este entreterimento nerd e claro, aos mestres Stan Lee e Jack Kirby por serem os responsáveis por milhares prateleiras ja sem espaço para quadrinhos espalhadas pelo mundo. E ao incrível Jon Simon por começar todo este conceito de escrita e desenho levado ao mundo.



                                                            


Até a próxima tetinhas


Nenhum comentário:

Postar um comentário